quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mensagens Subliminares - Efeitos

Uma frase antiga expressa muito bem as dificuldades que temos para nos fazermos entender, principalmente para os que reagem a partir de um ponto-de-vista contrário. Esta frase é: “Uma imagem fala mais do que mil palavras!”.

Realmente, isto é uma verdade pois o ceticismo natural do homem, estimulado pelo grande acesso às informações, nos impede de crer naquilo que se fundamenta, em sua grande parte, em palavras. É assim com o ensinamento dos pais para com os filhos e também, com a Palavra de Deus para o homem.

Mas o que trago aqui hoje, é o reconhecimento por parte da Justiça e da Mídia sobre aquilo que estamos afirmando já há mais de um ano neste Blog, que se trata da influência de mensagens subliminares no comportamento humano e, sobretudo, nas crianças.

Recentemente, O Ministério Público do Trabalho promoveu uma audiência com advogados da Rede Globo para discutir o trabalho infantil artístico na emissora, a qual instaurou um “procedimento investigatório” sobre o emprego de crianças em novelas.

Sob a idéia de que “trabalho infantil artístico deve ser comedido, observando não só os aspectos legais, mas, principalmente, eventuais reflexos que determinado personagem pode provocar no desenvolvimento da criança”, foi observado o caso de que a personagem Rafaela, interpretada pela menina Klara Castanho, de 8 anos, que eventualmente assume características de vilã em Viver a Vida.

Segundo a procuradora Maria Vitória, em um texto distribuído pela assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho. “Nem todas as manifestações artísticas são passíveis de serem exercidas por crianças e adolescentes. No caso em questão, uma criança de 8 anos não tem discernimento e formação biopsicossocial para separar o que é realidade daquilo que é ficção. Isso sem contar com as eventuais manifestações de hostilidade que ela pode vir a sofrer por parte do público e não compreendê-las”.

Prezados irmãos, segundo esta reportagem, podemos ver que realmente o comportamento humano pode sofrer alterações segundo uma fonte de estímulo externa, seja ela boa ou má. Ao contrário do que muitos têm dito através de mensagens para mim, dizendo que tiveram contato com este tipo de material mas que nunca foram influenciados, sinto lhes informar que esta influência não é perceptível e que provavelmente seu comportamento seria outro se não tivesse tido contato com este material.

Não digo que devemos viver fora do mundo, mas que devemos ter cautela para que possamos nos separar daquilo que pode nos ser prejudicial.

3 comentários:

  1. Muito bom esse texto falando sobre o trabalho de crianças em novelas e as circunstancias que isso pode levar.

    ResponderExcluir
  2. Paz seja contigo

    Nas igrejas o uso de mensagens subliminares tem sido feito de modo a conduzir os fiéis a votarem nos candidatos. Criam eventos, deturpam a interpretação de textos bíblicos e associam a personagens bíblicos com pastores politicos de modo a criarem afinidade e identificação para assim votarem mais facilmente e sem resistencia.

    Concordo que a mídia se utiliza de mensagens subliminares explicitas e outras bem camufladas.

    combater toda forma de manipulação e controle mental é dever de todos. párabens pelas publicações

    Permaneça na graça e frutifique nela

    Seja bem vindo ao meu blog e que possas ser edificado pela Palavra

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    nicodemos

    ResponderExcluir
  3. Olá meus irmãos Graça e Paz.

    Estou muito feliz em conhecer mais um espaço que propaga a palavra
    de Deus.
    Estou seguindo este maravilhoso blog, se desejares em conhecer o nosso blog, será um prazer
    tê-lo como visitante e se desejares nos seguir, ficaremos felizes.
    Mensagem Edificante para Alma
    http://josiel-dias.blogspot.com/

    Aprendendo uns com os outros crescemos em graça
    e conhecimento.

    Josiel Dias
    Cons Missionário
    Congregacional
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir