terça-feira, 9 de junho de 2009

Mensagens Subliminares nos Filmes (Parte 2)

1. Filme "O EXORCISTA"
.
Lançado em 1973, os enxertos subliminares não foram poupados neste filme, ganhador do Oscar de roteiro e que é um marco do cinema de horror. Logo no começo, numa cena em que os lobos estão brigando, num lugar deserto, se prestarmos muita atenção, os sons emitidos pelos animais, no clímax da luta, passam a ser de grunhido de porcos que se fundem com o fundo musical, quase que imperceptíveis.
Estes sons, de porcos sendo degolados, também foram usados, porém só em baixa freqüência (por volta de 16 Hz) alternados com sons de orgasmo feminino, nas cenas em que a adolescente (Reagan) estava prestes a ser possuída pelo demônio. foi descoberto também, talvez a primeira referência que se tem notícia, sobre backward masking(Músicas com mensagens inseridas no sentido contrário de execução) no cinema. A cena acontece quando o padre, tentando desvendar as misteriosas e ininteligíveis frases pronunciadas pelo demônio através da menina, utilizando um gravador (profissional) de rolo, inverte o sentido da rotação da fita. Ele se volta para o aparelho, assustado com a descoberta, enquanto as mensagens agora compreensíveis, contendo seu nome, vão sendo pronunciadas, com aquela já famosa voz gutural. Todas estas inserções subliminares acabam justificando, não só as reações de excitação sexual, mas também as reações histéricas de medo geradas pelo filme. O produtor admitiu publicamente que "O Exorcista" continha "estímulos subliminares violentos e assustadores".
Lembro-me, eu ainda menino, o clima de terror que pairou sobre as pessoas desta época. Só se falava nas brutais cenas do filme, onde a menina possuída fazia as mais absurdas heresias.
Até o lançamento deste filme, os filmes do gênero não possuíam um tão alto grau de subliminaridade, chegando-se a classificar os filmes de terror como antes ou depois do "O Exorcista".
.
2. Filme "CLUBE DA LUTA"
.
Neste filme, O personagem de que narra a história, tem o nome revelado no desenvolver do filme. É um executivo que trabalha como investigador em uma companhia de seguros e vive muito confortavelmente, embora a sua existência seja vazia. Atormentado por insônias descobre finalmente uma cura: participar em sessões de terapia de grupo. Sente-se vivo e completo ao lado de pessoas cuja vida é indescritivelmente pior que a sua.
Tyler, um homem que ele conhece durante uma viagem de avião, apresenta-lhe um novo estilo de vida: desligar-se da opressão social libertando a sua agressividade latente em lutas corpo-a-corpo. Assim nasce o clube que dá nome ao filme, que ganha cada vez mais adeptos ansiosos por aliviar as suas tensões lutando clandestinamente. Com o tempo o clube de combate evolui para algo mais: o Projeto Caos, uma organização que visa a propagação de seus ideais antimaterialistas e a destruição da própria estrutura econômica da sociedade de consumo. Ao longo do tempo, organiza ações como explosões de bancos, destruição de cafeterias e a maior ação planejada, destruir sedes de prédios financeiros no país.
Este filme incita, com suas mensagens ocultas, ao desamor pelo próximo e tudo que rodeia o ser-humano. Este princípio de comportamento sub-humano deixou um episódio negro na história da sociedade:
Um estudante de medicina, que em Novembro de 1999 estava com 24 anos, disparou tiros de submetralhadora numa platéia de 40 pessoas que assistia o filme "Clube da Luta" num cinema do MorumbiShopping, em S.Paulo. O estudante repetiu exatamente as mesmas seqüências que se verifica em outra fonte de mensagens subliminares(que abordaremos posteriormente): O game Duke Nuken. Desde a entrada no cinema, no banheiro, a escolha e regulagem da arma, enfim tudo é uma infeliz repetição na vida real do que ele via nas cenas do game, estimulado pelo clima gerado pelo filme que assistia.
.
3. Filme "REVELAÇÃO"
.
Neste filme um homem trai sua esposa com uma mulher bem mais nova. Sua esposa, sensitiva, começa a ser visitada por um espírito. A medida que o filme se desenvolve, uma série de acontecimentos ocorrem, deixando concluir que o espírito que atormenta a mulher é o espírito da amante do seu marido, o qual a matou durante o seu relacionamento extra-conjugal.
Ao longo do filme, vemos uma série de procedimentos espíritas, tais como evocação espiritual, cartomancia, etc, culminando com uma incorporação propriamente dita.
Não obstante a tudo isto que se apresenta, a atriz que interpreta a esposa traída executa diversos sinais demoníacos durante o filme, mas, em um momento em particular, podemos ver nitidamente uma já conhecida posição de mão, que, propositalmente ou não, foi realizada.
O curioso é que, além da câmera realizar um demorado "close" sobre a mão nesta posição, quando ela é filmada por outro ângilo, porém no mesmo momento, a posição desta mão já foi modificada. Isto ocorre quando a esposa vai verificar o quintal do vizinho já que ela ouve choros da mulher que mora ao lado. Observe como ela apóia-se na cerca e a posição que a sua mão está. Obeserve, também, a foto imediatamente à direita da mão em "close", que foi filmada no mesmo momento, e perceba que a mão não mais se encontra como estava antes.
O intervalo de tempo sugerido entre uma imagem e a outra, no filme, é ínfimo, deixando-se concluir que tudo pertencia ao mesmo quadro, não dando tempo para que a mão trocasse de posição. Convido o leitor a confirmar este momento verificando no próprio filme.

25 comentários:

  1. VC não tem mais nada para fazer não? Se existe algo relacionado com um demônio(que é um ser tão fictício quanto deus,e escrevo com letra minúscula msm)está dentro da sua mente mais poluída que o rio Tietê. Esses gestos muitas vezes passam despercebidos, deve ter sido sem querer! E se não foi, e daí? Se vc tem fé em deus não se deve levar por essas bobagens. Ou será que esses gestos infímos abalarão a grande crença que vc diz ter? Vc não confia no seu deus?eu acho que não. Tem tanta coisa bela no mundo para se observar e vc fica aí olhando isso. É patético!

    "Observe como ela apóia-se na cerca e a posição que a sua mão está. Obeserve, também, a foto imediatamente à direita da mão em "close", que foi filmada no mesmo momento, e perceba que a mão não mais se encontra como estava antes."

    Vc me faz rir!! UHSAHSUAHSUHAUSHUAHSUAHUSHAUHSUAHUSHAUHSUAHSUHAUSHUAHSUAHSUHAKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    MAS EU NÃO ESTOU BRINCANDO.Vai fazer algo mais produtivo na sua vida, ficar com sua família, até mesmo ir a Igreja.

    ResponderExcluir
  2. Sobre Clube da Luta:

    O filme Clube da Luta é ótimo, inspirado na obra homônima de Chuck Palahniuk. Esse idiota que matou pessoas no cinema é um criminoso de mente fraca, com certeza não entendeu a estética do filme. Esse bandido só usou o filme como motivo para cometer atrocidades. Uma pessoa de mente saudável pode consumir diversas formas de artes e praticar lutas sem criar nenhum dano para a sociedade. Tem gente doente que deve ser combatida.

    Jogo diversos tipos de jogos de videogames/computador, tabuleiro, RPGs, cartas e outras coisas e nunca cometi e nem quero cometer crimes. Gosto de Duke Nukem, é uma jogo violento e divertido que nunca me influenciou, enquanto matamos monstros e pessoas nos jogos isso é saudável, o que não podemos é tornar a fantasia em realidade.

    ResponderExcluir
  3. Sobre O Exorcista:

    Esse é só um filme, vocês levam as coisas muito ao pé da letra. Só gente fraca comete crimes movida por más influências, quem tem mente forte é capaz de influenciar mentes ao invés de ser influenciado.
    Gosto do filme o Exorcista apesar de não acreditar em deuses e demônios de qualquer espécie. O enredo desse filme é interessante, acho melhor pararem com essa mania de procurar "diabo" em tudo.

    ResponderExcluir
  4. é exatamente isso que o demonio quer que vc pense enquanto age na sua "mente forte"

    ResponderExcluir
  5. a gente fika vendoo esses filems sem saber mesmoo oq tem neles...as vezes sabemos que tem coisas que nos levariam a fazer coisas orriveis...sei bem que em tudo nesse novo mundo que estamos criando tem algoo que nos pode levar a ver coisas q são ridiculas até,filmes que tempos atraz ninguém veria!!!olha tudo nessa vida (agor) tem mensagens subliminare...cuidadoo com oq vcs vêên...

    ResponderExcluir
  6. bom mesmo que vc num acredite que existem demonios e DEUS existe sim.. desculpa te decepcionar... e sim todos os filmes assim desse geitoo tem mensagens subliminares sim, as vezes vemos que desenhos tem mesagens subliminares...veja o exemplo da disneii é bem ridiculo oq eles fazem com filmes infantis...coisa de besta...

    ResponderExcluir
  7. hum...sei nao no filme revelaçaon tem muito haver n en?
    sabe o homem aranha tb usa esse simbolo e todos comentam as vezes foi o modo da posiçao q ela fez sem pensar...
    conhecidencia n foi eu so tiraria concluspes se eu visse os ensaios ou testes p/ o filme se ela repetisse esse gesto ou ''simbolo'' sei la...
    poderia ser!...
    e se tudo q tiver fomos lever a serio ou oa modo negativo seria todos os filmes...
    um caso interessante q meu amigo contou me falou duma ganga q usou os desenho das tres espinha como mal influencia fiseram uma organisaçao como a do desenho-wp-q n possui significado e roubaram pbjetos da marinha exercito e mataram policiais e tavao querendo suspender o desenho meu colega disse q suspenderao n sei ne eu n assisto muito a globo!

    ResponderExcluir
  8. ola tudo bem
    bom vou direto ao assunto
    gostei muito do seu documentario (a chegada)d+

    e agora mudando de conversa ; eu queria saber se vc poderia analisar o filme hellboy 1 e hellboy 2 (the golden army)e o filme presagium
    e o novo clip da rihanna (russian roulette)
    se possivel é claro ...

    e o meu nome é Paulo

    ResponderExcluir
  9. O ABISMO DO OBSCURO SÓ O SEU NOME JA TE ENTREGA QUE VC NÃO ENTENDE OU ENTENDE E FINGE QUE NÃO EXISTE E EU ACHO QUE ESTES FILMES TEM MENSAGENS SUBLIMINARES PRINCIPALMENTE 'O EXORCISTA'.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que não se trata de procurar diabo em tudo, mas prestar atenção e ser sensível ao que o inimigo das almas, Diabo, Satanás ou como quiserem chama-lo, trabalha para influenciar vidas. E uma das maneiras usadas, é a incredulidade. Prestem atenção, tudo o que ele deseja é que ninguém acredite nele ou no Deus todo poderoso e único.

    ResponderExcluir
  11. bem observado,mas vc esqueçeu de que tem varias pessoas de mente fraca e facilmente influenciadas nao conta só o seu exemplo mas o de todo o mundo ,eu tb jogo jogos violentos etc mas eu sou ciente dos perigos e respeito a hora de parar ede perceber o perigo

    ResponderExcluir
  12. sinceramente, acho q quem fez esse site não tem nada pra fazer e acha q a gente também não tem!

    quando entrei achei q fosse alguma coisa séria, mas fala sério esse site tem MUITO pouco conteúdo.
    q decepção!

    ResponderExcluir
  13. as mensagens subliminares existem é uma forma de satanás achar brexas para entrar em sua casa vejam um video no you tube chamado mensagens subliminares e etc... parte 1 vocês vão entender

    ResponderExcluir
  14. Eu fico indignada e muito triste olhando os primeiros comentarios. Gente ACORDA!!! Satanás veio ao mundo com um proposito: matar, roubar e destruir.E ele vai encontrar diversas formas de fazer isso.E vocês que se fazem de ingênuos serão os primeiros.O pior cego é aquele que não quer vê!! Ele está fazendo de tudo para cumprir seu proposito, mas bem Maior é Aquele que tudo criou.E Ele será derrotado com já foi uma vez.Que o Senhor abra suas mentes e seus olhos.

    ResponderExcluir
  15. Ola amigo!!! acho que vc se esqueçeu ou talvez não tenha reparado.durante o filme,em alguns momentos,apareçe em frações de segundos imagens de bread pitt...nada de + até então certo? errado! assim que o filme acaba á um flash e a imagem de um pênis apareçe mto rápido.Qual a intenção de mostrar uma imagem dessas?

    ResponderExcluir
  16. Que o Senhor abra a mente de todos nós,porque as vezes assistimos filmes,na nossa inocencia e não sabemos o que tem por tras . Mas devemos pedir somente a Deus para nos ajudar,nos guiar na direção dele,e que todo o mal não tenha forças para nos impedir de seguir o unico caminho certo somente Ele o nosso Deus ! Santanás veio no mundo para robar,matar e destruir nossas vidas,mais ele não vai conseguir em nome De Jesus ,

    ResponderExcluir
  17. digo algo a essa pessoa que escreveu o nome de Deus com a letra minuscula.
    tudo bem ter dito que é perda de tempo o autor do blog se ocupar desse assunto.
    é uma opinião sua
    mas pq vc perde seu tempo lendo isso?

    ResponderExcluir
  18. Algumas pessoas não entendem, mais se são mensagens subliminares são pra você não entenda, são mesmo pra te influenciar, de uma maneira que você não perceba. Eu adorei o blog, vou voltar sim, pra ler mais. Mas tem pessoas que são ignorantes demais, pra entender algo. Um beijo :*

    ResponderExcluir
  19. Aff, nada ver, você não conseguiu encontrar nada de realmente maligno em clube da luta. É um filme de auto grau filosófico, que critica a sociedade capitalista, e é muito bom por sinal.

    ResponderExcluir
  20. Se vocês acham que não precisam ter Jesus, que não precisam de serem redimidos pelo salvador Jesus, já foram influenciados pelo mal, tendo vocês uma mente "forte" ou não, e o inimigo já conseguiu o seu objetivo. Que pena para vocês. Deus tenha misericórdia.

    ResponderExcluir
  21. eu acredito em td isso parabens

    ResponderExcluir
  22. espero q Jesus ilumine suas mentes para q algum dia possam enxergar a verdade antes q seja tarde demais...pode parecer bobagem ou perca de tempo mas o inimigo está tentando de todas as formas tomar posse de nossas vidas, inclusive através de filmes. Deus abenções todos vocês.

    ResponderExcluir
  23. recomendo que nen uma criança veja issto
    e muito pessado
    mesmo se for adulto
    leia tras da capa e descubra
    se for nao ver e se nao for pode ver mais
    prestando atençao

    ResponderExcluir
  24. Não entendo porque ficam procurando apenas a influência ruim de um filme, mas porque ninguém é influenciado a fazer coisas positivas? Tipo, nos filmes americanos eles colocam a cultura deles que é pesquisa, estudo, trabalho, dominação...se isso influencia tanto, pq os brasileiros n os imitam? Pq somente, segundo esse blog, as pessoas são levadas apenas a fazer coisas negativas? Os negros são mostrados em filmes americanos como comandantes de exércitos, donos de laboratórios, delegados federais...pq ninguém comenta esse tipo de mensagem? Se somos tão facilmente influenciados, deveríamos ter um país além do primeiro mundo, pois tanto games, como séries e filmes mostram o sonho americano. Pelo contrário, o Brasil ainda continua sendo o país do futuro e principalmente a educação brasileira afundando cada vez mais. O q se vê no Brasil é gente sonhando com enriquecimento fácil,: mega sena, tele sena...se a influência fosse tão forte a procura por universidades tanto pública quanto particular seria mto maior. E aí, como se responde plausivelmente essa?

    ResponderExcluir
  25. sao coisas q nós devemos nos proteger
    pedir a Deus q nos guarde e nos livre do mal

    ResponderExcluir