terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mensagens Subliminares - Respostas ao Blog-Papo

Amigos visitantes:

Quero, em primeiro lugar, desculpar-me pelo período que estive ausente, mas as obrigações diárias têm me feito concentrar minhas atenções em outras áreas.
Hoje venho, não trazer informações a cerca de novas Mensagens Subliminares, mas responder aos prezados visitantes que deixaram algumas perguntas no "Blog-Papo". Vou tentar respondê-las na mesma ordem que foram realizadas.
.
1- O Sr. Kaio disse o seguinte :
.
"Vejo muitos ataques ao espiritismo,e não entendo porquê?"
.
Prezado visitante, Sr Kaio,
Quero em primeiro lugar, lhe agradecer pela visita ao Blog e também pedir-lhe desculpas pelo demora no retorno.
Considero muito pertinente a tua colocação e entendo que é um bom momento para podermos tratar sobre o assunto.
O Sr, e também os demais visitantes, têm percebido que, quando apresento um trabalho eu o abordo, em primeiro momento, segundo as bases bíblicas e, em segundo momento, segundo bases científicas. Esta minha forma de abordagem fundamenta-se na minha maneira pessoal de encarar o assunto. Eu acredito que a Bíblia é o manual de vida para todos que querem ter a Deus como Senhor e, quando abordo os assuntos desta maneira, não estou afirmando que as outras maneiras de abordagem estão erradas.
Com relação aos "ataques" ao Espiritismo, eu gostaria de dizer que, na realidade, eu não faço nenhum ataque, nem ao Espiritismo, nem a qualquer outra religião.
Porém, eu procuro alertar para toda afirmação contrária ao que prega a Bíblia, e, nesse caso, faço também ao Espiritismo.
Eu reconheço que, dentre todas as religiões, inclusive o Cristianismo Protestante, o Espiritismo é a que mais se encontra lógica no mundo em que vivemos. Inclusive, quando comparamos as religiões com a Ciência, o Espiritismo é a que mais se aproxima.
Porém, existem respostas que, particularmente, eu somente encontro na Bíblia. Existem evidências que somente a Bíblia é capaz de apresentar, e, infelizmente, os pilares religiosos do Espiritismo são condenados pela Bíblia e por isso eu me sinto no dever de alertar a todos, sem, no entanto, desconsiderar a individualidade religiosa de cada um.
Então, Sr. Kaio, eu lhe digo que não ataco nenhuma religião, e sim alerto para aquilo que não está respaldado na Palavra de Deus.
Novamente lhe agradeço a visita e lhe desejo que a Paz do Senhor Jesus Cristo permaneça em vossa vida.
.
2- O Sr. Luiz Fernando fez a seguinte pergunta:
.
"você dispõe de algum estudo ou algo que comprove a eficácia dessas mensagen subliminares e existe uma definição técnica para este tipo de mensagem ?"
.
Recentemente um visitante que se identificou como “anônimo” deixou uma pergunta que, pela semelhança com a deixada pelo Sr. Luiz Fernando, me fez imaginar que se trata da mesma pessoa (amigo, não duvido do que fala , mas gostaria de saber onde vc busca suas fontes , pergunto não para desafiar , mais sim para que eu possa tbm ter o conhecimento que vc tem , pois tenho filhos e não gostaria que eles fossem enganados, porque como vc mesmo diz no seu blog e na própria Bíblia também diz, este mundo jaz do maligno. ps: poderia tbm analisar mangas e animes japonês que por sinal tem um que gosto muito que se chama bleach , abração e que Deus te abençoe !) mas se não for, ao responder à primeira pergunta, estarei também respondendo à segunda.
.
Prezado Luiz Fernando, eu possuo sim material que comprova a eficácia das mensagens subliminares e não é difícil encontrar diversos trabalhos acadêmicos que tratam do assunto de forma particular.
Porém, como tenho deixado explicitado neste Blog, o enfoque do meu trabalho é sob a ótica religiosa, em primeiro lugar, e em segundo científica. Faço desta maneira pois podemos encontrar diversas páginas que tratam do assundo de forma científica, mas normalmente se abstendo de considerá-la sob os mandamentos bíblicos. Cito, por exemplo, o episódio do desenho Pokemon que levou diversas crianças ao hospital com sintomas de desmaio e enjôos e que foi clinicamente confirmada que a origem dos sintomas foram o intenso piscar das cores exibidas no desenho. Isto foi, inclusive, tese de mestrado, e o material pode ser facilmente encontrado através dos sites de busca na internet. A observação sobre este episódio foi puramente científica, mas entendo que faltou uma orientação religiosa quanto às informações apresentadas no enredo do desenho, particularmente no final quando o Pokemon teve um sonho onde surgia um demônio atormentando um televisor hospitalizado. Curiosamente, muito semelhante ao que aconteceu na vida real! - (Vide primeiras publicações neste Blog)
Quanto à existência de uma definição técnica para este tipo de mensagem, digo que o próprio nome "Mensagem Subliminar" já traduz o que ela mesmo representa. As definições técnicas, até onde entendo, pouco interferem nos seus efeitos. São sim, importantes para comporem um trabalho específico sobre o assunto. Para este fim, várias áreas do conhecimento científico poderão suprí-lo com definições, tais como Psicologia, Psicanálise, Antropologia, Teologia, etc.
.
Com relação às fontes onde consigo o material que apresento, posso dizer que são: A Bíblia, A própria Internet, Livros sobre o assunto, Revistas, e, principalmente, conto com o discernimento do Espírito-Santo de Deus.
* A Bíblia serve para mim como alicerce para tudo que analiso. Guardo comigo e procuro seguir o que diz em Salmos 119:115 - "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho".
* A Internet é um excelente lugar para se obter informações, mas cabe a quem lê ter a capacidade para avaliar o conteúdo da informação. Muita coisa eu deixei de colocar neste Blog justamente porque não me parecia confiável. Mas mesmo assim, podemos contar com muita coisa boa.
* Livros e Revistas sobre o assunto podem ser encontradas em lojas de material evangélico. Também se faz necessário uma avaliação do material para que não se divulgue uma informação não verdadeira ou tendenciosa.
* O discernimento do Espírito-Santo de Deus é, para mim, a maior fonte de informação que eu poderia ter. Embora seja de difícil compreensão por parte daqueles que ainda não possuem uma experiência com Deus, posso dizer que é o Seu Espírito que me norteia quando necessito avaliar um determinado material ou uma determinada fonte de informações. É também o Espírito Santo de Deus que me orienta quando tenho que escrever a cerca de algum assunto, e posso afirmar que, sem a presença do Espírito Santo, nada do que escrevo seria feito com tanta segurança.
.
Sr. Luiz Fernando, espero que tenha conseguido responder às tuas indagações e mais uma vez te agradeço pela colaboração. Desejo que Deus permaneça contigo, te orientando e te fortalecendo. A Paz do Senhor Jesus.
(Continua)