segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mensagens Subliminares nos Filmes (Parte 3)

1. Filme "CIDADE DOS ANJOS"
.
O enredo deste filme faz menção a um episódio bíblico muito importante, que trata da expulsão de lúcifer e seus anjos do Céu.
.
Isaías, 14:12. “Então! Caíste dos céus, astro brilhante, filho da aurora! Então! Foste abatido por terra,
tu que prostravas as nações!”
.
Este trecho bíblico trata da expulsão dos céus do então anjo de luz que se rebelara contra Deus.
Devido a sua atitude traidora, buscando organizar uma rebelião contra o Deus Altíssimo, foi expulso do reino celestial precipitando-se sobre a Terra, juntamente com todos aqueles que o seguiam, os quais perfazem, segundo a Bíblia, um terço do total de anjos que no céu havia.
Ao ser precipitado na Terra, passou a ser o “príncipe” desta, tendo autoridade para influenciar seus habitantes com seus poderes do mal.
Podemos ver que este filme é muito sagaz no que tange ao seu enredo. Ele conta a história de um anjo que se apaixona por uma mulher e que esta, embora já estivesse se relacionando com outro homem, sente-se atraída por este anjo.
Porém, como anjos e humanos não poderiam se relacionar, o anjo decide por se converter em humano e então aprende o método com um outro ex-anjo.
O ex-anjo então, começa a lhe dizer que, para que se pudesse tornar-se humano, deveria abrir mão de seu estado angelical através de uma “QUEDA”! E continua dizendo que a partir daí poderia sentir tudo aquilo que lhe era impedido de sentir como amor, sabores, sensações de prazer, êxtase, paixões, etc. Segue ainda dizendo que “Se Deus deu ao homem o livre arbítrio, porque Ele também não daria aos anjos?” Vemos no filme um reconhecimento de que Deus deu o livre arbítrio não somente ao homem, mas também aos anjos e, por este motivo muitos, tanto homens quanto anjos, se rebelaram contra Deus.
Então, o anjo se lança do alto de um prédio, tornando-se um anjo-caído e, conseqüentemente, segundo o roteiro do filme, um ser humano. Pode-se notar ainda que, assim que ele se torna humano, começa a fazer o típico sinal satânico com suas mãos, talvez mostrando sua satisfação por acabar de se tornar um anjo-caído.
Devemos ter sempre em mente que os filmes são escritos por pessoas conhecedoras daquilo que escrevem. Muitas vezes são assessoradas por especialistas nos assuntos que formam o enredo de seus filmes. Nada é por acaso e nenhum texto é ingênuo. Todo o contexto é detalhadamente montado, desde o enredo propriamente dito, até o próprio cenário.
Temos que ter cautela ao assistirmos qualquer coisa, sejam filmes, novelas, livros, músicas, etc, e estarmos sempre preparados para o que nos for apresentado, calcando nosso conhecimento, primeiramente, na Palavra de Deus.
A Paz do Senhor para todos, Amém!
.
2. Filme "O JUSTICEIRO EM ZONA DE GUERRA"
.
Este filme, que é uma adaptação dos quadrinhos para as telas do cinema, traz um homem violento que interpreta um vigilante vingativo, veterano do Vietnã, disposto a eliminar todos os criminosos da face da Terra após ter sua família assassinada pela Máfia.
Muito embora este seja mais um dos vários filmes violentos que alimentam a fome sádica de grande parte do público jovem (e até mesmo adulto), ele também traz mensagens subliminares em seu conteúdo.
Venho aqui, trazer uma mensagem subliminar, perspicasmente detectada por um irmão em Cristo cujo nome é Luiz Carlos Santos Maia, da Igreja Evangélica Cristã - Ministério Brasas Vivas no Altar(Cosmos/RJ), que foi utilizada neste filme para divulgar a satânica mensagem de que Jesus não é capaz de salvar o homem e sim que o homem deve buscar a salvação através das mãos do próprio homem.
Esta mensagem surge quando, ao final do filme, o "herói" se coloca a frente de uma igreja. Na parede da igreja existe um letreiro luminoso em forma de uma suposta cruz, onde a barra horizontal está escrito "JESUS" e a barra vertical está escrito "Saves", de onde se lê: "JESUS SAVES", ou "JESUS SALVA". Quando o Justiceiro se posiciona a frente desta suposta cruz, esta entra em curto-circuito e a palavra "JESUS" se apaga, ficando somente a palavra "SAVES". Como o Justiceiro está ao lado desta palavra que continua acesa, pode-se concluir que JESUS não é capaz de salvar e sim o Justiceiro. À medida em que a imagem vai se esmaecendo, o ícone que representa o justiceiro, que é um crânio, vai se tornando evidente até que toda imagem escurece e só continuam aparecendo a Palavra "SAVES" e este crânio. Sabendo que o crânio representa a morte, podemos até considerar que a imagem final significa que "A MORTE SALVA!!!".
É interessante notar que, quando estas coisas ocorrem, um amigo do Justiceiro está sendo assaltado e é ele, o Justiceiro, e não Jesus, que está ali para salvá-lo.
.
Uma observação: Quando eu digo "Suposta Cruz", é que na realidade a figura não é uma cruz. Observado detalhadamente, vemos que a barra vertical se inicia na letra "S" de "JESUS", e para que se tivesse uma cruz, seria necessário mais uma letra sobre este "S". A figura que surge, então, é um "T", que na realidade se trata de mais um símbolo adotado por religiões pagãs, conhecida como "Cruz Egípcia". Observe as fotos.




terça-feira, 9 de junho de 2009

Mensagens Subliminares nos Filmes (Parte 2)

1. Filme "O EXORCISTA"
.
Lançado em 1973, os enxertos subliminares não foram poupados neste filme, ganhador do Oscar de roteiro e que é um marco do cinema de horror. Logo no começo, numa cena em que os lobos estão brigando, num lugar deserto, se prestarmos muita atenção, os sons emitidos pelos animais, no clímax da luta, passam a ser de grunhido de porcos que se fundem com o fundo musical, quase que imperceptíveis.
Estes sons, de porcos sendo degolados, também foram usados, porém só em baixa freqüência (por volta de 16 Hz) alternados com sons de orgasmo feminino, nas cenas em que a adolescente (Reagan) estava prestes a ser possuída pelo demônio. foi descoberto também, talvez a primeira referência que se tem notícia, sobre backward masking(Músicas com mensagens inseridas no sentido contrário de execução) no cinema. A cena acontece quando o padre, tentando desvendar as misteriosas e ininteligíveis frases pronunciadas pelo demônio através da menina, utilizando um gravador (profissional) de rolo, inverte o sentido da rotação da fita. Ele se volta para o aparelho, assustado com a descoberta, enquanto as mensagens agora compreensíveis, contendo seu nome, vão sendo pronunciadas, com aquela já famosa voz gutural. Todas estas inserções subliminares acabam justificando, não só as reações de excitação sexual, mas também as reações histéricas de medo geradas pelo filme. O produtor admitiu publicamente que "O Exorcista" continha "estímulos subliminares violentos e assustadores".
Lembro-me, eu ainda menino, o clima de terror que pairou sobre as pessoas desta época. Só se falava nas brutais cenas do filme, onde a menina possuída fazia as mais absurdas heresias.
Até o lançamento deste filme, os filmes do gênero não possuíam um tão alto grau de subliminaridade, chegando-se a classificar os filmes de terror como antes ou depois do "O Exorcista".
.
2. Filme "CLUBE DA LUTA"
.
Neste filme, O personagem de que narra a história, tem o nome revelado no desenvolver do filme. É um executivo que trabalha como investigador em uma companhia de seguros e vive muito confortavelmente, embora a sua existência seja vazia. Atormentado por insônias descobre finalmente uma cura: participar em sessões de terapia de grupo. Sente-se vivo e completo ao lado de pessoas cuja vida é indescritivelmente pior que a sua.
Tyler, um homem que ele conhece durante uma viagem de avião, apresenta-lhe um novo estilo de vida: desligar-se da opressão social libertando a sua agressividade latente em lutas corpo-a-corpo. Assim nasce o clube que dá nome ao filme, que ganha cada vez mais adeptos ansiosos por aliviar as suas tensões lutando clandestinamente. Com o tempo o clube de combate evolui para algo mais: o Projeto Caos, uma organização que visa a propagação de seus ideais antimaterialistas e a destruição da própria estrutura econômica da sociedade de consumo. Ao longo do tempo, organiza ações como explosões de bancos, destruição de cafeterias e a maior ação planejada, destruir sedes de prédios financeiros no país.
Este filme incita, com suas mensagens ocultas, ao desamor pelo próximo e tudo que rodeia o ser-humano. Este princípio de comportamento sub-humano deixou um episódio negro na história da sociedade:
Um estudante de medicina, que em Novembro de 1999 estava com 24 anos, disparou tiros de submetralhadora numa platéia de 40 pessoas que assistia o filme "Clube da Luta" num cinema do MorumbiShopping, em S.Paulo. O estudante repetiu exatamente as mesmas seqüências que se verifica em outra fonte de mensagens subliminares(que abordaremos posteriormente): O game Duke Nuken. Desde a entrada no cinema, no banheiro, a escolha e regulagem da arma, enfim tudo é uma infeliz repetição na vida real do que ele via nas cenas do game, estimulado pelo clima gerado pelo filme que assistia.
.
3. Filme "REVELAÇÃO"
.
Neste filme um homem trai sua esposa com uma mulher bem mais nova. Sua esposa, sensitiva, começa a ser visitada por um espírito. A medida que o filme se desenvolve, uma série de acontecimentos ocorrem, deixando concluir que o espírito que atormenta a mulher é o espírito da amante do seu marido, o qual a matou durante o seu relacionamento extra-conjugal.
Ao longo do filme, vemos uma série de procedimentos espíritas, tais como evocação espiritual, cartomancia, etc, culminando com uma incorporação propriamente dita.
Não obstante a tudo isto que se apresenta, a atriz que interpreta a esposa traída executa diversos sinais demoníacos durante o filme, mas, em um momento em particular, podemos ver nitidamente uma já conhecida posição de mão, que, propositalmente ou não, foi realizada.
O curioso é que, além da câmera realizar um demorado "close" sobre a mão nesta posição, quando ela é filmada por outro ângilo, porém no mesmo momento, a posição desta mão já foi modificada. Isto ocorre quando a esposa vai verificar o quintal do vizinho já que ela ouve choros da mulher que mora ao lado. Observe como ela apóia-se na cerca e a posição que a sua mão está. Obeserve, também, a foto imediatamente à direita da mão em "close", que foi filmada no mesmo momento, e perceba que a mão não mais se encontra como estava antes.
O intervalo de tempo sugerido entre uma imagem e a outra, no filme, é ínfimo, deixando-se concluir que tudo pertencia ao mesmo quadro, não dando tempo para que a mão trocasse de posição. Convido o leitor a confirmar este momento verificando no próprio filme.