segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mensagens Subliminares nos Filmes (Parte 1)

Uma outra maneira de se realizar manipulação mental é através de filmes. Existem vários filmes que exibem cenas com mensagens subliminares.
Estas mensagens podem tentar alcançar diversos objetivos: Desde a venda de um produto qualquer até mesmo convencer aquele que está assistindo a aderir a uma idéia ou se deixar influenciar por ela.
Mostrarei aqui alguns filmes que trazem mensagens que julgo serem subliminares, e este julgamento eu procurarei explicar sob a ótica religiosa cristã e Bíblica.
Leiam e reflitam. Se sentirem necessidade de fazerem alguma consideração, fiquem a vontade, lembrando-se que somente responderei se forem feitas com respeito e bom senso.
Que Deus os abençoe!
.
1. Filme "A ERA DO GÊLO"
.
Neste desenho, muito bem desenvolvido, por sinal, é apresentada a hipotética situação dos animais pré-históricos durante a transição da Era Glacial.
Existem três personagens principais: Um mamute mal-encarado de nome Manfred, um tigre malicioso de nome Diego e uma preguiça super engraçada de nome Sid.
Estes três animais se tornam amigos diante da missão de entregar uma criança perdida a um grupo de seres-humanos.
Porém, para que possam cuprir esta missão, eles passam por diversas dificuldades e desafios.
Existe, porém, uma parte do filme que faz questão de difundir uma idéia que é considerada a "Pedra Angular" da dicotomia entre a Religião e a Ciência. Estou falando das teorias da Evolução e da Criação.
Segundo a Palavra de Deus, toda forma de vida que vemos hoje foi resultado da obra de criação de Deus. Através da sua Onipotência, Deus criou todo o Universo e tudo que nele há. Todos os planetas, todos o firmamento, todos os minerais e tudo que possui vida, sendo cada qual segundo a sua espécie. Deus tudo o criou. Desde o mais simples ser-vivo até o mais complexo, incluido o homem.
Já para Ciência, toda forma de vida que vemos hoje é fruto de sucessivas transformações (que são chamadas de Adaptações), que os animais e vegetais vão desenvolvendo para que melhor possam se adaptar no ambiente onde vivem, levando-se em consideração aspectos externos, e, principalmente, a competição com os demais seres vivos por uma melhor fixação da espécia.
O problema reside em que a Teoria da Evolução descarta a Teoria da Criação, embora existam linhas de pensamento que se busca encontrar um meio termo entre elas.
Descartar a Criação é, praticamente, descartar Deus, ou descartar o seu poder como criador, ou ainda, descartar a sua autoria sobre a criação.
Todos estão livres para escolher o tipo de pensamento seguir, ou até mesmo colocar-se alheio neste conflito, mas entendo esta opção deve ser pessoal e livre de qualquer influência subliminar.
No filme "A Era do Gêlo", o personagem SID, ao adentrar em uma caverna, depara-se com alguns seres congelados.
Em certo momento, os produtores do desenho fizeram questão de divulgar a Teoria da Evolução no momento em que SID, a preguiça, vê uma sequência de seres nitidamente evoluindo até a sua espécie.
A criança que assistir a este desenho será induzida a crer, subliminarmente, nesta teoria e, quando atingir a maturidade, irá, muito provavelmente, reagir de forma negativa à existência de Deus como criador de todos os seres-vivos.
Observem a sequência de fotos e tirem suas conclusões. Se desejarem, podem fazer suas considerações que estarei pronto a comentar.
A Paz do Senhor Jesus Cristo para todos, amém!
.
2. Filme "O TODO-PODEROSO"
.
A comédia "O Todo Poderoso", com participação do ator Jim Carrey como personagem principal, descreve a história de um homem que, descontente com sua própria vida, passa a se mostrar insatisfeito com Deus e, em seguida, a xingá-lo.
Deus, no filme interpretado por Morgan Freman, aparece para Carrey e lhe propõe dar-lhe seu ilimitado poder para que Carrey possa fazer com ele o que quiser.
A partir daí, Carrey começa a realizar uma série de idotices, zombando descaradamente de Deus e de seu poder, utilizando-o em proveito próprio.
Várias são as cenas em que Carrey profere blasfêmias contra Deus e satiriza momentos bíblicos.
Chamou-me muito a atenção pelo seu alto grau de desrespeito a Deus, o momento do filme em que Carrey se encontrava em uma lanchonete.
Carrey, faminto(como se Deus estivesse sujeito às necessidades humanas...), pede à atendente uma sopa de tomates. Quando ela lhe entrega o prato com a sopa vermelha, Carrey "testa" os seus poderes ilimitados, satirizando o evento bíblico em que Moisés realizou, através do poder de Deus, a abertura do Mar Vermelho para que seu povo pudesse escapar do Egito.
Carrey levanta suas mãos e, sob uma grande ventania que se inicia dentro da lanchonete, faz com que a sopa de tomates, dentro do prato, se divida como o Mar Vermelho se dividiu.
Esta é apenas uma das diversas piadas de muito mau-gosto que aparecem nos filmes, as quais demonstram como o homem duvida e zomba da Palavra de Deus. Você pode conferir esta cena e outras mais em: http://www.youtube.com/watch?v=NzmoJxiKpI8&feature=related .
Tenhamos muito cuidado com tudo aquilo que nos são apresentados. Sejamos críticos e procuremos fugir da aparência do mal.
A Paz do Senhor Jesus, Amém!
.
3. Filme "HOMEM-ARANHA 3"
.
Durante a propaganda deste filme, várias imagens foram divulgadas, e foi um filme de muito sucesso, mesmo sendo o personagem principal, contemporânio de muitos vovôs de hoje em dia.
Mesmo sem tocar na velha e endurecida tecla de que este personagem realiza com as mãos um gesto conhecido por vários satanistas e que já foi largamente comentado aqui neste Blog, quero trazer-lhes uma imagem subliminar que muito me surpreendeu quando a vi.
Mensagens Subliminares como esta que estou apresentando geram uma grande polêmica no meio não-cristão(e às vezes no meio cristão!) quanto ao fato de poder se tratar de "mera coincidência), mas, como poderemos ver nos demais exemplos, estas supostas coindências aparecem sempre da mesma maneira nas diversas imagens. Na maioria das vezes, as imagens que surgem de forma subliminar têm sempre a mesma aparência: um bode, um monstro, demônios, etc. Será mesmo coincidência? Será que não poderia surgir uma imagem menos relacionada com o mal, como uma criança, um veículo de transporte ou qualquer outra coisa?
Observem que no caso deste fime, a figura normal, quando vista sem considerar o fundo, não apresenta nenhuma alteração, mas quando sua imagem é refletida, surge uma imagem inesperada de um aparente demônio logo no centro, entre os dois Homens-Aranha Negros. Realmente, mesmo que não se trate de um demõnio(na minha opinião é!), não deixará de ser uma mensagem subliminar já que ela não pertence ao enredo do filme, ou seja, não aparece este personagem durante o filme, e se este monstro fosse realmente para que todos vissem, não seria necessário refletir a imagem ou se utilizar de qualquer outro processo de mudança de ângulo de visão para que ele pudesse ser visto!
.
Mensagens Subliminares - Por que se preocupar com isto?
.
Muito temos falado acerca da presença de mensagens subliminares nas nossas vidas, mas cabe aqui a seguinte pergunta: Por que devemos nos preocupar com isto? Qual é o motivo de buscarmos desvendar mensagens decifradas? Podemos, inclusive, pensar que se não temos conhecimento de tais mensagens, não deveríamos ser cobrados por Deus quanto a responsabilidade sobre as mesmas. Porém, faço-lhes a seguinte pergunta: Por acaso você se sente feliz quando sabe que alguém lhe colou um papel escrito em suas costas? Ora, se você não sabia, você não tem motivos para se sentir envergonhado! Quando você descobre que por muito tempo foi enganado ou enganada por alguém você consegue se colocar indiferente quanto a essa atitude? Imagino que você vai querer saber quem o enganou e como, e mais: Se sentirá profundamente envergonhado! Quando pesquisamos as mensagens subliminares, tentamos descobrir de que forma estamos sendo enganados e/ou manipulados, já que de antemão já saibamos quem realmente nos engana...
Todos sabemos que o não conhecimento da Lei a qual estejamos subordinados não nos exime da obrigação de cumpri-la e de sofrermos sanções se a infringirmos. Da mesma forma, se recebemos ou transmitimos alguma mensagem subliminar, de forma consciente ou não, estamos nos colocando em condições de sofrermos a pena correspondente.
De muitas maneiras estamos "colaborando" para que estas mensagens sejam transmitidas e, nossa preocupação será de, pelo menos, tomarmos cuidados para evitar as que conhecemos.
Vou ilustrar o que eu digo com um episódio que me ocorreu: Eu estava de serviço no quartel (lá pelos idos de 1995) quando, na hora do jantar, entrei ao refeitório cantarolando uma música que praticamente fez parte da minha infância. Eu gostava tanto desta música que costumava cantá-la tocando violão para minha mãe, que compartilhava comigo do mesmo sentimento pela letra. Porém quando me sentei à mesa, um amigo de trabalho, evangélico, perguntou-me: "Você gosta desta música?" Até então, eu não era evangélico, e de pronto lhe respondi: "Muito! sempre costumo cantá-la pois tanto a letra como a melodia me agradam!" Então ele me perguntou novamente: "Já que você gosta da letra, você pode me dizer de quem ela está falando, já que ela diz: “(...)Você caiu do céu, um anjo lindo que apareceu...?". Eu novamente respondi: "Ora, ela deve estar falando de uma pessoa amada do cantor!" Então este meu amigo abriu a Bíblia e me mostrou onde estava a descrição exata de quem o cantor falava. Confesso, fiquei muito surpreso e, ao mesmo tempo, senti-me enganado durante toda a minha infância, já que por diversas vezes eu "louvei" a quem não deveria louvar. A partir daí, dediquei-me, não como deveria, confesso, a descobrir mensagens incutidas nos diversos meios e hoje, sinto-me muito feliz por poder mostrar um pouco daquilo que tive a oportunidade de tomar conhecimento.
Eu sempre imaginei que esta seria a forma que eu me tornaria mais útil à Igreja e espero estar sendo útil a todos os irmãos.
Então, continuemos com nossa pesquisa e que Deus continue nos abençoando, Amém!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mensagens Subliminares em Desenhos Animados (Parte 5)

1. Mensagens Subliminares em Desenhos Animados Diversos.
.
Todos nós sabemos que a criança que assite um desenho animado, normalmente se identifica com algum personagem em especial. Esta identificação ocorre quando a personalidade da criança é semelhante à do personagem que ela escolhe.
Alguns desenhos possuem personagens cuja personalidade é "genérica", ou seja, eles podem servir de modelo de identificação para qualquer criança, independentemente do tipo de personalidade que possua.
Estes personagens alcançam, inclusive, alguns adultos que necessitam de um ícone para algum tipo de movimento social, grupos específicos, e até alguns grupos que sofrem algum tipo de exclusão social.
Veremos mais adiante alguns desses personagens e como eles conseguem se inserir tanto na mente das crianças quanto na mente de jovens e adultos.
.
(a) Os Smurfs
Na década de 80, uma emissora de TV exibia diariamente o desenho "Os Smurfs". Este desenho animado contava sobre a existência de uma comunidade de duendes que viviam entre os cogumelos, e eram atormentados diariamente pelo personagem Gargamel.
Nesta comunidade de duendes, cada um assumia um papel segundo as suas características comportamentais: Um era chamado de "HABILIDOSO", por estar constantemente trabalhando, outro de "ROBUSTO", por exibir sua paixão à prática do fisiculturismo, etc.
Várias crianças se apaixonaram por este desenho porque, entre outros motivos, tinham a oportunidade de se identificarem com um dos duendes em particular (bem ao modelo dos duendes do desenho "Branca de Neve").
Não obstante ao fato de que este de que este desenho realiza uma "propaganda" da crença nos duendes e seres da floresta, conforme pregam algumas religiões européias, e que estão sendo largamente praticadas pelo nosso Brasil, através, principalmente, dos princípios do que se pode chamar "Nova Era" ou "New Age", quero aqui chamar a atenção para um personagem em particular: Seu nome era "VAIDOSO".
Este personagem, divulgado como sendo do gênero masculino, tinha comportamento estranho, já que se preocupava de forma exagerada com a sua aparência física, falava em tom de voz suave, deixava transparecer fragilidade e fazia movimentos suaves quando andava. Isto tudo sem levar em consideração a maneira que se adornava(veja as figuras).
Este comportamento deixava claro que ele possuía um jeito afeminado, podendo induzir as crianças a terem o mesmo comportamento.
.
(b) Piu-Piu
Eis um personagem que consegue nos deixar em dúvida quanto ao seu gênero(masculino ou feminino).
É um personagem cativante por possuir características frágeis, embora possua inteligência suficiente para arquitetar estratégias para atingir o seu "adversário", o Frajola.
Nos desenhos, Piu-piu sempre apronta alguma artimanha e, quando é surpreendido pela dona da casa, arranja uma maneira de fazer com que o gato leve a culpa.
Compare isto agora ao comportamento entre irmãos de idades diferentes. Sempre ocorre a situação de que o mais novo seja "poupado" de uma correção por alguma "arte" que tenha feito, transferindo para o irmão mais velho a responsabilidade, sendo este, muitas das vezes, o recebedor da reprimenda.
Isto, na realidade, é um efeito simples se comparado ao pior deles: A dúvida quanto ao sexo do personagem.
Piu-piu, embora nunca assumindo qual é seu gênero, possui um timbre de voz bem próximo da voz feminina. Por este motivo, sua imagem é adotada tanto por mulheres quanto por homens, através do uso de adesivos em automóveis, agendas, etc.
Esta mesma dúvida paira entre as crianças, principalmente aquelas que não têm por perto uma pessoa disposta a ajudá-las.
.
(c) A Pantera Cor-de-Rosa
Este personagem é conhecido pela maioria das pessoas, e acompanhou o crescimento de vários adultos de hoje.
Embora não apareça tanto na TV como antes, hoje sua imagem é utilizada por vários grupos.
A Pantera Cor-de-Rosa nunca deixa claro o seu sexo, ou seja, se é do sexo masculino ou feminino. Eu, particularmente, já vi este personagem falar(poucas vezes), tanto com voz masculina quanto com voz feminina.
porém, o que realmente interessa é que seja qual for a criança, ela poderá se identificar com a Pantera Cor-de-Rosa. Se for um menino, para ele o personagem poderá ser masculino. Se for uma menina, o personagem poderá ser feminina. E o que é pior, se a criança possuir alguma tendência homossexual, poderá afirmar que o personagem também é.
A Pantera Cor-de-Rosa também é adotada por diversos adultos(de ambos os sexos!), e existe também grupos homossexuais que adotaram este personagem como seu símbolo.
.
(d) Huguinho, Zezinho e Luizinho
Os desenhos da Disney sofrem do problema de Falta de Genealogia!
Todos nós conhecemos os personagens de Patópolis, mas ninguém conhece a origem familiar de cada um. Pense bem: Quando foi que você se perguntou sobre os pais de Huguinho, Zezinho e Luizinho? Eles simplesmente surgiram e esta ausência dos pais não é percebida pelos leitores, e se for, pelo menos não é questionada.
Sabemos também que eles vivem com seu tio, o Pato Donald. Desta forma, faz-se normal para a criança viverem longe dos pais.
Alguns podem dizer: -Eles estão de férias com o tio!, mas a verdade é que em nenhum desenho estes três personagens tocou no assunto sobre seus pais, falando de saudades, por exemplo.
.
(e) Zé Carioca
Este personagem da Disney, que faz uma alusão ao povo brasileiro, especificamente o povo carioca, tem por característica pessoal o geito malandro e golpista. Em seus desenhos ele sempre aparece brigando com alguém por alguma coisa que lhe esteja devendo(normalmente dinheiro).
Tem também, por costume, ficar aplicando golpes nas pessoas e querendo tirar proveito de tudo e de todos.
Realmente é entristecedor que o personagem que foi criado para retratar o nosso Brasil perante o mundo possua características tão baixas.
Como uma criança vê isto? Para ela, agir desta maneira é puramente normal, e sua personalidade poderá ser desenvolvida com este pérfil, se com este personagem ela se identificar.
.